quarta-feira, 8 de julho de 2015

HISTÓRIA:

Histórico do Sete de Setembro Futebol Clube

Em 04 de Julho de 1915, nascia em Cruzília, o Sete de Setembro Futebol Clube, sendo que oficialmente a data de fundação é comemorada em 07 de Setembro de 1915, conforme ata de fundação constante no livro oficial do Clube. A iniciativa da fundação foi do sr. Antonio Magalhães Júnior, sendo os outros fundadores os senhores: Francisco Furtado, Augusto Maciel Pereira, Pedro José de Arantes, João de Magalhães, Affonso Ferreira, Pedro Carlos Penha, Tito Mori, Arnaldo de Magalhães, José Ferreira da Silva, Alberto Maciel Pereira, Itagiba de Castro Pinto e Gilberto de Salles Magalhães. Consta ainda na referida ata que "Por favor que lhe devia o clube por votação unanime foi eleito o Sr. José Pinto Ribeiro Sobrinho como presidente honorário. Foi eleito e nomeado horador oficial o Sr Antonio de Resende Enout." consta ainda que a primeira diretoria foi assim constituída: Presidente: Tito Mori. Vice Presidente: Affonso Ferreira, "thesoreiro": Pedro Carlos Penha, e secretário Alberto Maciel Pereira. As cores, verde, branco e amarelo foram escolhidas em homenagem à bandeira nacional, porém, durante o regime do estado novo, na década de 30 foram proibidas de serem usadas por qualquer entidade não governamental, assim surgiram as cores alviverde para representarem o 7.S.F.C. até os dias de hoje. Durante as décadas seguintes, o Sete de Setembro produziu grandes esquadrões, proporcionando à torcida, grandes espetáculos às tardes de domingo. A história de nossa cidade, muito se relaciona com a do Sete, grandes momentos foram vivenciados naquele estádio, momentos aqueles que até hoje estão guardados na memória que do torcedor alviverde. O “Verdão” sempre honrou e honra até hoje o nome de Cruzília, pois sempre foi e continuará sendo o principal time de futebol de nossa cidade. O Sete de Setembro Futebol Clube, mantém uma estrutura invejável, com duas piscinas, duas saunas, dois bares, uma quadra poliesportiva, um estádio em excelentes condições além de um amplo e bom quadro de associados.

Títulos:
Liga Desportiva Caxambuense (LDC): 1969, 1971, 1984, 1986 e 2013
Liga Andrelandense de Futebol (LAF): 2000, 2012 e 2013
Além de vários torneios e campeonatos locais, sendo inúmeros nas categorias de aspirantes disputados em suas respectivas épocas.

Fatos históricos:
O primeiro campo de futebol utilizado pelo Sete de Setembro Futebol Clube, localizava-se onde hoje se encontra a Madeireira Cruziliense de propriedade do Sr. Derly Mangia. Devido a problemas burocráticos, em 1938, o Sete teve de buscar outro espaço e construiu seu estádio mais próximo ao centro da cidade, onde até hoje é local de encontro dos Setembrinos de coração.

Galeria de craques:
Grandes jogadores foram formados e outros vêm sendo trabalhados. Grandes craques marcaram época e os corações alviverdes:

Covinha, Galé, Dalmo, Tabáco, Dácio, Coquinho, Nelson (peixe), Russo, João Waldemar, Padre José Maria, Jajá,  Minelli, Carlinhos Alckmin, Capoeirinha, Ademir, Merola, Claudinho, Sandrinho, Landinho, Carioca, Mineirinho, Zé Maria (atual Presidente), Bereta, Alceu, Cuia, Duda, Jair, Pelezinho, Cássio, Luciano, Tuí, Fernando (Açougue), Fernando (AA), Nélo, Adilson Conde, Vladimir, Gil, Ti Vera, João Tutia, Júnior e muitos outros...

Figuras históricas:
Várias pessoas contribuíram muito para a construção desse clube, algumas sempre ficaram na memória de muitos: Zé boleiro, Poléca, Alceu, Vadinho, Macalé, Nita, Dunga, Date, Naia, Zé Mauricio, Zoti, Dennis, Bilíca, Hugo do Zé Amém entre outros.

5 comentários:

  1. O meu pai José Ferreira da Silva tambem ajudou tambem a fundar o Sete de Setembro,cujo apelido era Zé Vitória. Acho que esqueceram de cita-lo. Ele foi o ultimo socio-fundador a falecer em 1994.

    ResponderExcluir
  2. Tem tambem o Sr. Juca Maciel, Sr. Chiquinho do morro grande. Ajudaram a fundar o 7. Essa turminha não perdia um jogo do 7 no campo do 7. Lá em casa dia de jogo o papai(Zé Vitória) descia com os 5 filhotes para ver o verdão jogar. Estive com meu pai no 7 quando o saudoso João Saldanha visitou o 7, e se não me falha a memoria parece que o garrincha esteve no 7. Vou saber de fonte e documentos. Mas acho que é.

    ResponderExcluir
  3. Envie fotos para sete.setembro@yahoo.com.br vou atualiza essas informações pois tiramos esses fundadores de um folhetinho mostrado em um vídeo justamente entrevistando o saudoso Ze Vitoria

    ResponderExcluir
  4. O meu avô Sebastião mais conhecido como Simãozinho jogou pelo clube e eu tenho uma foto antiga do time guardada comigo posso envia-la para ser colocada no site ? Obg

    ResponderExcluir